13 de agosto de 2009

Ritual a Ganesh


RITUAL DE GANESH PARA O MÊS DE AGOSTO


Na semana , de 05/08/2009 "lua cheia", tivemos a abertura de mais um importante portal com o objectivo de nos preparar para o momento de evolução e transição da NOVA TERRA.

De todos os lados estamos recebendo informações solicitando-nos preparação para mudanças e recomeços. E para conseguirmos recomeços positivos e nos colocarmos dentro do caminho da mudança precisamos, necessariamente, superar barreiras e remover obstáculos.

Então, unindo forças e informações podemos, neste mês de Agosto, solicitar a intervenção e o auxílio do amoroso Deus Ganesh. Durante o mês de Agosto, na Índia, comemora-se o Festival de Ganesh, o removedor de obstáculos. Esse festival chama-se CHAUTI. Acredita-se que se Ganesh for cultuado neste período, seus pedidos serão realizados.

Ganesh rege a sabedoria, a boa sorte, literatura, livros, escrita, sucesso mundial, prosperidade, paz, inícios, empreitadas bem sucedidas, viagens, construção, suplantar obstáculos, controlar forças perigosas. Este Deus ou Deidade combina força com a astúcia.


Material necessário para o ritual:

- 1 imagem ou gravura representando Ganesh;

- 1 vela amarela e 1 vela vermelha;

- 1 incenso de sândalo;- ½ xícara de arroz cozido em água;

- 1 pequeno pedaço de papel e lápis;

- flores coloridas frescas.Sequência:

- mostre as flores e o arroz (colocado num pires branco) para a figura ou estátua de Ganesh;

- acenda o incenso de sândalo e coloque-o num incensário;

- curve-se diante da estatua com as mãos unidas, com as pontas dos dedos tocando sua testa.

- diga: "Regozijem-se, pois esta é a época de Ganesh! Senhor dos obstáculos vem a galope para seu festival. Com sua ajuda posso obter sucesso completo. Eu o saúdo, Ganesh. Todos os obstáculos de minha vida serão removidos. Eu me regozijo com sua presença, Ganesh. Boa sorte e novos recomeços se derramam sobre mim. Eu o louvo, Ganesh. Eu me regozijo, pois a boa sorte e as mudanças se aproximam!"

- acenda as velas amarela e vermelha, colocando cada uma num castiçal ao lado da imagem;

- pense e sinta, no seu coração, seus obstáculos, dizendo-os a Ganesh;

- ouça com atenção e fé as sugestões para um novo caminho a seguir (perceba, neste momento, se você é o criador desses obstáculos);

- escreva no papel, a lápis, o que você deseja atingir e coloque o papel em baixo da imagem;

- diga: "Deus risonho da criatividade, divindade amorosa e cuidadosa, com prosperidade, paz e sucesso, abençoe minha vida, é o que peço. Vire a roda da vida, para que a mudança positiva possa ser sentida."

- curve-se novamente diante da imagem com a ponta dos dedos tocando a testa;

- apague as velas;

- repita o ritual por mais dois dias;

- no último dia deixe as velas queimarem até o fim;

- deixe a estátua e o papel onde estão por mais três dias;- seus desejos só precisam ser escritos uma vez.

Este ritual, na verdade, tem a duração de uma semana. E no final da semana, quando acabar seu ritual, junte todas as oferendas e coloque-as num jardim florido, inclusive os eventuais restos de velas. Queime seu papel e sopre as cinzas ao vento. Guarde a imagem no seu altar para ser usada em outros rituais a Ganesh.

Boa sorte no seu novo momento!

Ganesh


Ganesh
Ganesh é o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Está nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesh é o Deus que remove todos os obstáculos, ele é o protector de todos os seres. Ele também é o Deus do conhecimento. Ganesh representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização. Sua figura revela um significado profundo e necessita ser desdobrada. Sobre sua origemGanesh é filho de Shiva e Parvati. Shiva é o Deus criador do Yoga, vivia nas montanhas dos Himalayas e raramente visitava sua esposa Parvati. Shiva e Parvati abraçados são a representação do Tantra. Os Puranas dizem que a relação sexual durava milénios mas Shiva não ejaculava, tinha completo domínio (Vama Tantra), assim Shiva não tinha filhos. Parvati gostava de se preparar para receber Shiva, mas todos os guardiões falhavam quando se tratava de Shiva, assim Parvati resolveu ter o seu próprio filho e guardião; retirou de si o material e deu vida a criança, Ganesh aprendeu a lutar bravamente e se tornou o guardião de seus aposentos. Um dia Shiva chegou e quis entrar, Ganesh bloqueou sua entrada. Shiva não aceitou de ser impedido de entrar e ordenou que seus guardas lutassem, Ganesh venceu todo o seu exército então Shiva lutou até decapitar Ganesh. Parvati chorou muito e reivindicou que Shiva devolvesse a vida a seu filho , Shiva disse que ele não podia ser seu filho, realmente ele era somente filho de Parvati - a matéria mortal, assim Shiva ordenou que seu exército fossem para o norte e que trouxessem a primeira cabeça de um ser vivo que encontrassem; encontraram um elefante. Shiva colocou a cabeça de elefante sobre o corpo do menino e deu vida a ele. Parvati exigiu que Ganesh fosse o primeiro a ser reverenciado em todos os rituais. Ganesh passou a ser filho também de Shiva e se tornou um Deus.


Significado de sua origem

Como todas as lendas encerram dentro de si um significado maior, vamos desdobrar a simbologia da história de Ganesh. Primeiro conta os Puranas que Ganesh tem um corpo físico “criado” por Parvati, símbolo da matéria perecível, ou seja que é humano. Mostra que ele não conhece o pai - Shiva, a realidade Suprema. Quando Parvati solicita sua protecção ele a obedece incondicionalmente (cuida a matéria, é apegado a ela). Quando seu pai chega, luta com ele (não quer perder a individualidade) não o reconhece, mas luta com bravura, quer cumprir o seu dever. O pai admira sua coragem, mas não podendo deixá-lo vencer, corta a sua cabeça (ego, mente, arrogância) e ele morre. Parvati zangada com a morte do filho mostra a matéria não querendo perder seu “nome e forma”. Shiva coloca uma nova cabeça no filho que renasce pelas mãos de Shiva, nasce do supremo. Parvati ficando contente com as promessas de Shiva de que seu filho será reverenciado no início de todos os rituais e cerimonias e, antes de qualquer empreendimento mostra que a perda da individualidade é o ganho do absoluto, da plenitude. O sábio vence todos os desafios, luta com bravura, remove todos os obstáculos e depois morre, perde a cabeça para ganhar uma nova dada por Shiva, o absoluto.


Simbologia

Ganesh tem uma enorme cabeça de elefante, imensa para um corpo de menino indicando sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das escrituras. Ganesh é o Sábio.

Ganesh tem na fronte o Vibhuti e um pequeno tridente indicando que é filho de Shiva - o Senhor da disciplina e da aniquilação da ignorância, indica também, que o sábio tem sempre em mente o Ser Supremo.

As enormes orelhas e a cabeça de elefante representam os dois primeiros passos para a auto realização - “Sravanam”, escutar o ensinamento e “Mananam”, reflectir sobre ele.

A tromba representa “Viveka”, a capacidade de discriminação entre Nitya, o eterno e ilimitado, e Anitya, o não eterno.

O intelecto do homem comum está sempre preso entre os pares de opostos (as presas), o Sábio não é mais afectado por esses pares de opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza,etc) tendo atingido um estado de equanimidade , representado por uma das presas quebrada. O Sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante).

A barriga enorme representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como o ensinamento escutado.

O ratinho que fica aos seus pés simboliza o Ego e seus desejos com sua voracidade e cobiça, frequentemente roubando mais do que pode comer e estocando mais do que pode lembrar. O Sábio tem o desejo sob total controle, por isso o ratinho olha para cima e aguarda sua permissão para comer os objectos dos sentidos.

No dia de Ganesh é aconselhável não olhar para a lua, pois conta os puranas que a lua riu de Ganesh voando pelo céu em seu veículo o ratinho(corpo).

A lua representa o ignorante rindo do sábio. Esta imagem representa o Sábio tentando passar sua sabedoria infinita através de seus equipamentos finitos(corpo e mente).

Ganesha possui quatro braços que são utilizados na acção de destruir os obstáculos:

A mão superior direita carrega uma machadinha - Ishvara na forma de Ganesh (senhor dos obstáculos) decepa os apegos aos objectos como fonte de felicidade e a falsa identificação com o corpo , elimina os obstáculos para que possamos ter uma mente tranquila e possibilitar o conhecimento.

A mão superior esquerda leva um laço e ou um lotus - Com o laço ele prende a atenção na verdade, na realidade suprema, ou seja no Eu absoluto. O Lotus é a natureza pura, absoluta e imaculada.

A mão inferior direita abençoa com Abhãya Mudrã - Esta mudrã abençoa com prosperidade e destemor. Frequentemente encontramos um Japa-mala, mostrando que esta prosperidade está na forma de Japa (repetição de um mantra) a mais eficaz técnica de preparação da mente.

A mão inferior esquerda oferece Modaka - Modaka é um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e auto conhecimento